Como fidelizar pacientes e gerar mais receita

Por: WTA3 - Marketing Digital Médico | 02 de Setembro de 2021

Se o seu consultório ainda não investe em fidelizar pacientes, a sua posição no mercado está ameaçada. 

De acordo com o CFM, o número de médicos no Brasil aumentou em 23% nos últimos 7 anos, em 2020 tínhamos meio milhão de médicos no país. 

Com o aumento da concorrência, construir um bom relacionamento com o cliente se torna cada vez mais importante. 

Por outro lado, também mais desafiador. Não basta ter uma equipe experiente e estar em uma boa localização, investir em novas formas de conquistar a lealdade dos pacientes é essencial. 

Um primeiro passo nesse sentido é compreender que a jornada de compra não se encerra no momento que o paciente deixa a clínica ou consultório. Uma boa estratégia de pós-venda é o caminho para fidelizar clientes e gerar mais renda.

O que é pós-venda?

O pós-venda é a última etapa do processo de vendas focada na retenção do paciente. É preciso continuar oferecendo valor para que a pessoa continue gerando ganhos para a clínica, o que vai muito além de uma consulta pontual.

Se trata de um processo ativo, direcionado a valorização dos pacientes, para que eles se sintam lembrados e queridos, e a clínica se torne referência, assim voltarão a procura-la quando necessário. 

Quais as vantagens de um bom pós-venda?

A fidelização é a principal consequência de uma boa estratégia de pós-vendas e vem acompanhada de diversos benefícios. Confira abaixo as principais vantagens decorrentes da manutenção de um bom atendimento ao paciente mesmo após a consulta. 

Novas consultas

O paciente que foi bem atendido e manteve um bom relacionamento com a clínica sempre a considerará a primeira opção quando necessitar novamente de um serviço similar, o que garante recorrência e mais receita. 

Melhora da reputação 

Um pós-venda eficiente também estimula o público a propagar informações positivas sobre a marca, o que acaba gerando a procura de novos pacientes. 

Você sabia que clientes que são indicados têm uma tendência maior à retenção do que clientes que chegaram por meio de outros canais de vendas? É o que aponta a matéria da Harvard Business Review.

Redução custos

De acordo com Philip Kotler, professor S.C. Johnson & Son de Marketing Internacional na Kellogg School of Management na Universidade Northwestern, conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.

Além disso, como vimos, um paciente satisfeito tende a indicar a clínica para seus amigos e familiares, e essas pessoas possuem uma forte tendência à retenção, reduzindo a necessidade de investimento em outras estratégias de marketing mais custosas. 

Como fidelizar pacientes no pós-venda

Preparamos algumas dicas para você que deseja criar uma boa estratégia de pós-vendas para sua clínica ou consultório. Acompanhe. 

Cuide da qualidade do atendimento

Embora qualidade no atendimento não faça parte diretamente do pós-venda, é um requisito básico para satisfação do cliente e não pode ser deixada de lado. 

De acordo com uma pesquisa do The Acess Loyalt Blog, 70% dos consumidores que não compram mais de uma marca específica descrevem desconfortos em relação ao atendimento. 

Sendo assim, procure treinar a sua equipe para que esteja preparada para atender a cada pessoa conforme a sua necessidade. Além disso, faça o possível para reduzir o tempo de espera e seja sempre atencioso quanto às dúvidas e temores de seus pacientes. 

Peça feedbacks

Uma boa estratégia de pós-venda perpassa um follow-up para manutenção da relação entre a clínica e o paciente, garantindo que ele lembre da experiência e dos serviços prestados. 

Dentre as formas de trabalhar essa relação, sugerimos que peça feedbacks. Essa é uma forma de demonstrar ao público a importância dada a ele e ainda de entender quais são os pontos fracos e fortes do atendimento oferecido a partir da visão de quem realmente importa. 

O método mais utilizado é o uso do NPS (Net Promoter Score). O NPS nada mais é do que uma pesquisa de satisfação onde o cliente avalia em uma escola de 0 a 10 qual a sua propensão a recomendar os serviços experimentados. 

Com base nas respostas, se dá a seguinte classificação: 

0 a 6: os clientes ficaram insatisfeitos..

7 a 8: os clientes até ficaram satisfeitos, mas não vão indicar a clínica.

9 a 10: os clientes perceberam o valor do serviço prestado, vão se engajar com a clínica e promovê-la.

É claro que não basta colher os resultados, será necessário trabalhar em cima deles em prol da satisfação do paciente e de sua fidelização. 

Lembre-se das datas importantes

Com um bom CRM enviar notificações e programar datas especiais não dará nenhum trabalho. 

Envie um cartão de aniversário para seus pacientes, mostrando que eles não são lembrados apenas quando vão ao consultório ou quando chega o dia do pagamento. 

É importante também notificá-los a respeito de manutenções e revisões para que não percam a data e acabem prejudicando os resultados de seus tratamentos. 

Crie conteúdos relevantes

Sem dúvidas, uma ótima maneira de manter o relacionamento com o paciente após a consulta é produzindo conteúdos relevantes. 

O marketing de conteúdo está cada vez mais difundido e não é diferente na área da saúde. Seja através de blog ou redes sociais, materiais que podem ser úteis ao dia a dia do paciente podem ajudá-lo a lembrar-se sempre da clínica e de sua experiência com ela. 

Mantenha o contato

Embora já tenhamos citado algumas outras formas de contato, aqui queremos sugerir uma aproximação mais direta. Sendo assim, mesmo que você conte com automações para envio de e-mails ou chatbots, não deixe de ligar para seu paciente de vez em quando. 

Caso prefira, pode escrever um email pessoal ou mesmo entrar em contato através do WhatsApp. É importante que a pessoa saiba que aquela mensagem foi exclusiva para ela, que demonstre um desejo real de manter contato e se fazer presente. 

Conte com uma estratégia de marketing completa 

Para tornar-se referência, fidelizar pacientes e aumentar a sua receita você precisará estar presente no mundo digital. O marketing médico é cheio de peculiaridades, afinal, a abordagem deve ser humanista e obedecer rigidamente o Código de Ética Médica.

Nossa agência tem mais de 14 anos de expertise trabalhando exclusivamente com Marketing Digital Médico. 

Vamos utilizar as ferramentas do marketing digital para posicionar você, sua clínica ou hospital como autoridades no assunto, aumentando seu número de pacientes, e fidelizando os atuais sem nunca trair o decoro do Código de Ética Médica.

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