Como funciona o WhatsApp Business para clínicas?

Por: WTA3 - Marketing Digital Médico | 18 de Janeiro de 2019

O marketing digital para médicos vem crescendo significativamente e, para se manter no mercado, é mais do que necessário investir nessa estratégia. Uma das ferramentas que pode ajudar e muito o atendimento digital é entender como funciona o WhatsApp Business para clínicas.

Há pouco tempo, o WhatsApp, uma das maiores redes sociais do mundo, lançou a versão para empresas também conhecida como WhatsApp Business.

Essa versão é muito parecida com a que já existia no mercado, mas existem algumas características específicas para empresas.

Quer saber como usar a ferramenta para aumentar o número de pacientes e fidelizar os já existentes? Então acompanhe o conteúdo até o final!

Por que usar o WhatsApp Business para médicos?

Você pode estar se perguntando: por que utilizar o WhatsApp Business na clínica se a versão tradicional já está funcionando bem?

Primeiro porque o WhatsApp para empresas oferece uma ideia mais profissional de trabalho e mostra ao paciente que o seu consultório é bastante organizado.

Por meio desse WhatsApp, o paciente pode ter mais informações sobre a sua clínica como os horários de funcionamento. Ele nem precisa ligar para saber essa informação, basta acessar o perfil da empresa.

Além disso, a comunicação entre o paciente e a clínica torna-se mais rápida já que estamos falando de um canal específico para essa finalidade.

Há também inovações que estão a caminho. Por exemplo, já está sendo testado o WhatsApp Payments, que facilitará a transferência de dinheiro entre contas bancárias por meio do aplicativo.

Como instalar o WhatsApp Business?

Para ajudá-lo a dar o primeiro passo e começar a utilizar essa ferramenta tão importante para o seu negócio, fizemos um passo a passo abaixo de como criar o perfil da sua empresa no aplicativo.

Passo 1: instale o aplicativo

O primeiro passo para começar a utilizar o WhatsApp Business na clínica é baixar o aplicativo em um smartphone. Continue seguindo os passos, clicando em “permitir” ou “continuar” para completar a instalação.

Após a instalação, você deve clicar em “concordar e continuar” e, em seguida, aparecerá uma mensagem pedindo que você permita o aplicativo acessar os seus contatos. Clique em “continuar”.

Passo 2: adicionar número

Assim como a versão tradicional do WhatsApp, o Business também precisa estar associado a um número de telefone. Por isso, na hora de adicionar e confirmar o número, utilize o que sempre fica disponível para uso exclusivo da clínica.

Se você conta com apenas um aparelho para o empreendimento, o ideal é escolher aquele que mais usará a ferramenta. Provavelmente será o setor de atendimento, que conseguirá marcar consultas e responder às principais dúvidas dos pacientes e possíveis pacientes.

Além disso, é possível transferir o número de um WhatsApp para a conta business. Isso é muito bom, por exemplo, para quem já tem diversos pacientes salvos na lista de contato, mas não quer que eles tenham o trabalho de salvar um novo número de telefone.

Por isso, é possível transferir o número utilizado na versão tradicional do WhatsApp para a versão para empresas. Se essa for a sua escolha, clique em “continuar”.

Passo 3: verificando o número

Para ter a certeza de que o celular que está sendo utilizado é seu e é também no qual está sendo instalado o aplicativo, o WhatsApp envia um código via SMS para o seu celular. Caso não queira inseri-lo manualmente, clique em “continuar” e depois em “permitir” para permitir que o app leia as suas mensagens.

Passo 4: criando o perfil

Eis que chegou o momento de criar o perfil da sua empresa no WhatsApp Business. Você deve adicionar uma foto (é interessante que seja o logotipo da clínica) e também o nome da clínica.

Tenha muito cuidado na hora de digitar e antes de dar o ok final, peça para outra pessoa olhar. Esse nome não poderá ser mais modificado, por causa disso, se houver qualquer erro de digitação, pode ser bastante complicado para resolver. Com um nome diferente, mesmo que por um erro ortográfico, as pessoas podem se sentir inseguras para falar por meio desse canal.

Pronto, a sua conta empresarial do WhatsApp já está pronta e agora chegou a hora de configurá-la:

No canto direito superior da tela, você selecionará o menu e, em seguida, acessará as configurações. Aqui, você deve adicionar alguns dados da empresa como endereço (utilizando a localização pelo mapa), a categoria da empresa e também os horários de atendimento.

Para completar o perfil da sua empresa, adicione o e-mail e o site e, por fim, clique em salvar. Pronto! Agora é só você começar a aproveitar todas as vantagens que esse aplicativo consegue oferecer dentro do marketing médico.

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Dúvidas Frequentes sobre Marketing Médico Digital

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O marketing médico digital permite que você se conecte diretamente com seu público-alvo de maneira eficiente e econômica. Entre os principais benefícios estão o aumento da visibilidade online, o fortalecimento da reputação da clínica e a conquista de novos pacientes.

A WTA3 utiliza dados e análises precisas para monitorar cada etapa das campanhas. A eficácia é garantida por meio de um estudo detalhado do público-alvo e do mercado, resultando em estratégias que geram engajamento e conversão. Além disso, a equipe revisa constantemente as métricas de performance, adaptando as campanhas conforme necessário para atingir os objetivos definidos.

Os planos da WTA3 são totalmente personalizados, levando em consideração as necessidades e metas de cada clínica. Eles podem incluir SEO, criação de conteúdo relevante, campanhas de anúncios pagos, gestão de redes sociais, otimização de site, e-mail marketing, e outras táticas focadas em aumentar a visibilidade e atrair pacientes.

A WTA3 utiliza ferramentas avançadas de análise para acompanhar de perto o desempenho de cada campanha. Diagnósticos regulares são enviados aos clientes, detalhando o alcance, engajamento e conversão das estratégias. Com base nesses dados, ajustes são feitos para garantir que as metas sejam atingidas e superadas, sempre com foco em otimizar o retorno sobre o investimento.

Os resultados podem variar conforme a estratégia aplicada, mas geralmente é possível observar melhorias na visibilidade e no tráfego online em menos de 1 ano. Para campanhas de anúncios pagos, os resultados tendem a ser mais rápidos, enquanto estratégias orgânicas, como SEO, podem levar mais tempo para mostrar um crescimento sustentável e consistente.