Você que é médico oftalmologista e quer entender mais sobre como gerir o Marketing Digital da sua clínica, venha conferir nesse texto quais são os pontos a serem identificados no Marketing Digital para Oftalmologistas e como alcançar novos níveis!
Atualmente o marketing digital tem sido uma opção para todos aqueles que querem investir na comunicação do seu negócio.
Isso porque a segmentação do seu público é mais precisa, além de potencializar sua mensagem, atraindo mais pacientes. E tudo isso por um preço menor do que na utilização do marketing tradicional.
Para que essa compreensão seja efetiva. Antes de qualquer passo a ser dado, é preciso identificar qual é a maturidade do seu negócio no marketing digital.
Esse processo pode ser caracterizado por quatro níveis:
Esses quatro níveis de maturidade no marketing digital, podem ser alcançados de 2 a 6 anos!
Para que você possa entender melhor e empregar de melhor forma o Marketing Oftalmológico, iremos te apresentar a estrutura das empresas que agrega cada nível.
Os iniciantes têm aptidões no conhecimento e na qualidade. Tendo ainda que definir muitas coisas, como: o posicionamento da marca, a clareza nos objetivos, os dados analíticos e campanhas.
Nesse nível as plataformas do website as conversões são nulas ou muito fracas. Não tendo também blogs para publicação de conteúdos e nem para construção de autoridade.
Já o gerenciamento da equipe e das campanhas de marketing são feitas através do e-mail.
Já os perfis visionários têm aptidões na produtividade e inteligência. Por ser um nível acima do iniciante, algumas coisas já foram definidas e estão em fase de aperfeiçoamento.
Apesar de não estar presente nas campanhas, a personalidade e os valores da marca já foram definidos. Assim como a persona/público alvo e os objetivos já estão mais claros.
Assim, como todo nível em processos, o website com perfil visionário, já está estruturado com técnicas de SEO, porém não possui conversão. E o blog possui grande volume de conteúdos, mas poucas visualizações.
Os dados analíticos para visões de campanhas e informações de público já são configurados e geram indicadores, para otimização de campanhas. Mas ainda, sem base significativa de remarketing.
Na parte de campanhas o investimento é feito no Google Ads e Redes Sociais para topo de funil. Porém gera pouca otimização.
A gestão é feita por planilhas e sistemas simples que não geram integração entre a equipe e as campanhas de marketing digital.
Com o nível mais avançado os desbravadores tem alta performance, utilizando planejamentos e se destacando no quesito visibilidade.
Aqui os valores da marca já são visíveis em todos os materiais e projetos de comunicação da empresa. E todas as estratégias voltadas para público, são personalizadas na persona do empreendimento.
O Website possui um SEO forte e páginas otimizadas para conversão, além da integração com CRM e utilização de ferramentas de automação.
A visibilidade do blog muda completamente, o perfil desbravador tem seu blog em alta, sendo um dos mais visualizados do setor.
Os leads começam a ser percebidos, captados e a empresa começa a absorver uma ampla base das informações para novas estratégias personalizadas. Há um bom histórico de dados analíticos e remarketing.
As campanhas começam a ter uma nova cara, os investimentos são voltados para Google Ads e redes sociais com metas definidas.Novas estratégias e investimento em e-mail marketing ou whatsapp e automação. E as campanhas estão em todas as fases do funil.
Na gestão a integração entre equipe e campanhas de marketing digital começam a ser presentes, pois é gerida com sistemas de gestão de projetos e atividades.
O maior nível a ser alcançado da maturidade no marketing digital é o de líder. O perfil dos líderes tem suas aptidões na parte de colaboração, +ROI e Compliance.
A marca que está no nível de líder, ela já tem seu posicionamento no topo com todos os seus valores e diferenciais.
Na estratégia de planejamentos, métricas e táticas é feita a repetição da estratégia otimizada, onde busca alcançar todos os públicos.
O website está no topo dos mecanismos de buscas e obtém muita conversão de leads para vendas, sendo também integrados com várias ferramentas. E os conteúdos são de grande referência e é considerado o principal do setor.
Os dados são compostos por um longo histórico de dados analíticos e remarketing, com uma grande base de informações sobre os leads. Há configuração de Leads Scoring. E está pronto para inteligência artificial.
As campanhas são feitas com jornadas completas, rodando na base de clientes e em todas as fases do funil e a nutrição é contínua.
E na gestão é utilizado sistema específico para gestão de marketing digital, que tenha controle sobre os números e capacidade para escalar as campanhas.
De uma forma mais simples, o que define a maturidade é o quanto a empresa já caminhou no mundo digital e a experiência da equipe.
Agora que os níveis foram apresentados e que você conseguiu identificar em qual deles a sua empresa se encontra, a pergunta a ser respondida é “como avançar nesse nível?”.
De 2 a 4 anos a empresa já pode estar em estágio de visionária ou desbravadora, desde que tenha feito os investimentos corretos. Acima de 4 anos costuma estar em estágio de desbravadora ou até mesmo líder.
Se você quer evoluir fazendo o Marketing Digital para Oftalmologistas, é preciso ter a ciência de que em todo o mundo há empresas se destacando através do marketing digital.
E para que a sua empresa seja uma dessas, é preciso fazer planejamento e não dar margem para erro.
O planejamento do processo a ser seguido é essencial para a efetividade dele e para que o objetivo seja alcançado.
Nessa etapa é necessário definir quais serão as ferramentas a serem utilizadas.
É preciso definir quais mídias sociais serão manipuladas, levando em consideração o Marketing Médico.
A utilização do SEO para a nutrição do blog com conteúdos relevantes.
Qual será a forma de impulsionamento
E sempre se preocupar com a experiência do consumidor no seu website, então a preocupação com a configuração do site é necessária.
Observar a concorrência faz parte do planejamento para subir de nível. Conhecer as fraquezas e pontos fortes de quem está na busca de pacientes na mesma segmentação que você é importante.
Essa observação pode servir até para definir novas campanhas, pois com os pontos fortes e fracos da concorrência você consegue utilizá-las para chamar mais atenção para o seu blog.
Com o objetivo definido, projeto concluído, colocar em prática é o próximo passo. Não se esqueça de sempre se atualizar, a inovação é um ponto muito importante do processo e ele não pode ser deixado de lado.
Assim, você consegue deixar seus pacientes contentes e consegue atingir uma nova gama de leads, podendo assim chegar no nível de líder onde é reconhecida por uma gama muito grande do público.
QUERO RECEBER UMA PROPOSTA PERSONALIZADA WTA3
O Marketing Digital para Oftalmologia é um projeto que tem sido utilizado por muitas clínicas na atualidade. E a execução de forma correta será efetiva.
Com o direcionamento voltado para a internet, onde seu público está é onde você deve ir.
Sendo assim, as redes sociais é um setor importante a ser estudado, pois com uma grande autoridade essas mídias alcançam novos públicos a cada dia basta você ver qual se encontra melhor no perfil da sua persona.
O facebook disponibiliza uma formatação ADS, para aqueles que querem evidenciar o seu negócio. Com mais autoridade e visibilidade, mais sucesso no alcance do seu público.
Além de mídias, o SEO é outra técnica que pode alavancar a sua marca. Pois é nela que os mecanismos de buscas vão te enxergar e aumentar a sua visibilidade para aqueles que procuram por clínicas na segmentação citada.
Outro ponto que as clínicas devem colocar em prática é o marketing de relacionamento. Os pacientes se sentem confortáveis e mais confiantes em empresas que têm um contato com eles durante e depois de todo o processo!
A contratação de um profissional pode te ajudar nesses processos, assim o seu foco pode ser direcionado a outros tipos de melhorias e atualizações de processos.
Os profissionais do marketing conseguem te auxiliar em todo o processo de interação com cliente e até mesmo de comunicação interna.
Nesse texto foi possível compreender quais pontos devem ser observados para ter a excelência no marketing digital.
Para que isso possa surtir o efeito esperado, precisamos seguir tais pontos;
Assim, em até 6 anos, com todos os projetos sendo definidos de forma eficaz, é possível que a sua maturidade no marketing digital seja de Líder.
Gostou do que leu? Quer saber mais sobre o marketing digital para clínicas de oftalmologia? Solicite uma proposta personalizada. Ou conheça alguns cases de sucesso de Marketing Digital Oftalmológico da WTA3.