Independente se o objetivo é conquistar novos pacientes ou fidelizar os existentes, as estratégias de marketing digital para a área da saúde se mostram fundamentais para clínicas médicas.
Você sabia que mais de 98% das pessoas, entre homens e mulheres de 35 a 59 anos, pesquisaram na internet sobre saúde nos últimos 12 meses?
É o que mostrou a pesquisa intitulada Jornada Digital do Paciente desenvolvida pelo Portal Minha Vida.
Esse é apenas um dos dados que mostram a importância de profissionais da saúde se posicionarem no mundo digital.
Preparamos um guia de marketing digital para a área da saúde em 5 passos para te ajudar a se tornar referência no mundo online. Acompanhe.
Toda estratégia de marketing perpassa a definição da persona. Você precisa saber exatamente com quem deseja se comunicar para assim decidir quais são os canais ideais a serem trabalhados.
Sendo assim, o primeiro passo é entender com quem você lida no dia a dia e qual a melhor forma de se comunicar com esse público. O objetivo é que seus investimentos se tornem mais específicos e assertivos.
Para definir a sua persona, recomendamos que responda as seguintes perguntas:
Essas perguntas são apenas alguns exemplos, mas já podem te dar um bom direcionamento a respeito da sua persona ideal.
Com base no perfil dos seus pacientes, nos motivos que os levam a procurar uma consulta e ainda na maneira como se comunicam, comece a trabalhar o seu plano de marketing.
Lembre-se que o planejamento de marketing digital para a área da saúde tem as suas peculiaridades, principalmente em relação aos limites impostos pelo Conselho Federal de Medicina. Falaremos mais sobre isso adiante.
O seu plano deve constar metas de curto, médio e longo prazo, previsões orçamentárias, estratégias a serem testadas e mensuração dos resultados.
Procure identificar ações que te permitam atingir seu público-alvo de forma inovadora, agregando valor à publicidade. Isso será fundamental diante de tamanha concorrência enfrentada na maioria dos casos.
8 em cada 10 pessoas usam o Google para buscar informações sobre uma marca, além disso, 95% usam o buscador para comparar negócios antes de um primeiro contato, e não é diferente quando o assunto é marketing digital para a área da saúde.
Criar o seu perfil no Google Meu Negócio é a forma mais rápida e barata (gratuita) de aparecer nas pesquisas. Além disso, é também a solução para você que deseja colocar a sua clínica no Maps.
Sendo assim, não deixe de cadastrar a sua clínica colocando o máximo possível de informações.
A ferramenta conta ainda com uma plataforma de avaliações. Sugerimos que estimule seus pacientes a deixar avaliações, melhorando o posicionamento do negócio no Google e causando impressão positiva em possíveis novos pacientes.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta de marketing básica. Contudo, existem ainda outros recursos que podem ser de grande valia e te ajudar a conquistar mais pacientes:
Muitas vezes não será possível investir em todos os canais de uma só vez, por isso, é necessário escolher estrategicamente aquele que melhor se adéqua à sua persona e ao seu plano de marketing.
Se você tiver feito um bom trabalho no passo um e dois, não terá dificuldades aqui. No entanto, contar com a ajuda de uma equipe profissional é sempre a melhor opção para evitar o desperdício de recursos e investimentos.
Independente de quais canais você deseja usar, é necessário ficar de olho nas exigências legais, principalmente no que se trata do marketing digital para a área da saúde.
Nossa recomendação é que dedique um tempo especificamente para o estudo do Manual da Publicidade Médica.
Embora o Conselho Federal de Medicina reconheça a importância da publicidade, condena algumas práticas e expressões, em especial, as que possuem um cunho sensacionalista, alarmante ou excessivamente autopromocional, bem como o uso da imagem de pacientes mesmo que perante autorização, com exceção daquelas usadas para eventos e trabalhos científicos. Também não é permitida a divulgação de preços.
Além disso, o documento determina informações obrigatoriamente presentes nos anúncios médicos como Nome do profissional, Especialidade e/ou área de atuação, quando
registrada no Conselho Regional de Medicina, Número da inscrição no Conselho Regional
de Medicina e Número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for.
Tais coisas são apenas alguns exemplos dos cuidados necessários. Clique aqui e confira o documento na íntegra.
Sabemos o quão desafiador é cuidar de todos os pontos descritos aqui enquanto profissional de saúde, afinal, a saúde de cada paciente e a gestão da clínica demandam tempo e são prioridades. Por isso, nossa sugestão é que você tenha uma boa equipe voltada a marketing digital para a área da saúde com quem contar.
Contar com profissionais experientes e especializados tornará tudo mais fácil e prevenirá dores de cabeça. Sua preocupação será reduzida a acompanhar os resultados e requerer otimizações.
A equipe colocará a mão na massa e trabalhará em prol de objetivos firmados em conjunto, garantindo que nenhum recurso seja desperdiçado e que em nenhum momento haja desvios em relação às rotas traçadas.
Além disso, com a ajuda de pessoas especialistas em marketing médico, haverá confiança de que o regulamento imposto pelo Conselho Federal de Medicina está sendo seguido à risca, assim não surgirão problemas no futuro.
Somos uma agência completamente focada em marketing digital médico, e nada mais! Isso quer dizer que não só temos o conhecimento essencial sobre marketing digital necessário para te guiar, mas que também temos experiência na aplicação desse conhecimento para diversos segmentos médicos.
Vamos utilizar as ferramentas do marketing digital para posicionar você, sua clínica ou hospital como autoridades no assunto, aumentando seu número de pacientes e fidelizando os atuais sem nunca trair o decoro do Código de Ética médica. Entre em contato!