Marketing de Conteúdo para clínicas e hospitais

Marketing de Conteúdo

Como o Marketing de Conteúdo para Clínicas pode Alavancar seus Negócios

Uma das estratégias do Marketing Digital mais utilizadas por empresas de vários segmentos atualmente, é o marketing de conteúdo. Especialmente na área médica, o marketing de conteúdo para clínicas é uma ótima oportunidade para atrair e ajudar pacientes através de conteúdos úteis e relevantes.

Com uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida, os profissionais de saúde conseguem dar mais visibilidade à sua clínica e tornam-se referência para seus pacientes em sua área de atuação, além de despertar o interesse de novos pacientes pelos seus serviços.

O que é marketing de conteúdo e como esse serviço pode ajudar a sua clínica

Basicamente, o marketing de conteúdo tem o objetivo de atrair, educar e fidelizar o público-alvo com a produção de conteúdos de qualidade e que levam o cliente à decisão de compra de um produto ou à escolha de um serviço.

No caso do marketing médico, esses conteúdos devem ter a finalidade de tirar dúvidas e orientar os pacientes sobre doenças, tratamentos e serviços prestados pelo profissional, seguindo a ética médica.

O compartilhamento de conteúdos e informações relevantes possibilita que a sua clínica seja vista como autoridade do seu segmento. Assim, consequentemente tem mais chances de captar novos pacientes que buscam pela sua especialidade, além de fidelizar os que já possui.

Redação no marketing de conteúdo para clínicas

A parte principal da estratégia de marketing de conteúdo, é a redação para atrair novos pacientes. Quanto mais claros e objetivos forem os conteúdos, sem o uso de termos muito técnicos, melhor para a estratégia do marketing médico.

Por isso, é importante que os textos sejam feitos com foco nas personas. A persona é um personagem semi fictício que representa o paciente ideal, baseado em pesquisas e entrevistas.

A partir da definição da persona, fica mais fácil de saber qual linguagem usar nos conteúdos e quais são as necessidades do paciente que busca pela especialidade da sua clínica.

Há vários tipos de conteúdos que podem ser produzidos. Você pode, por exemplo, responder a dúvidas comuns dos pacientes e oferecer soluções por meio de um artigo ou ainda disponibilizar notícias relevantes sobre a sua especialidade, utilizando fontes seguras como referência.

Estrutura dos conteúdos

Como os conteúdos são disponibilizados na internet, eles devem seguir uma estrutura para que possam ser encontrados nos mecanismos de busca. Nesse caso, é importante que os textos sejam escaneáveis para chamar a atenção do leitor e facilitar a leitura.

A estrutura de um texto escaneável deve seguir algumas técnicas de otimização, como ter parágrafos curtos e subtítulos para quebrar o texto em assuntos e não deixá-lo tão massante. Inserir imagens e ilustrações também é uma forma de deixar o conteúdo escaneável e mais atrativo para o leitor.

Planejamento de marketing para Hospitais

Tudo começa com um bom planejamento. Ele serve para pensar e organizar a forma como será feito o marketing médico, estabelecendo etapas e ações para chegar a um determinado objetivo.

O primeiro passo de um planejamento de marketing digital para médicos, é definir qual é o objetivo principal do profissional. Você deseja aumentar o número de pacientes e manter os que já tem? Quer tornar a sua clínica uma referência em sua área de atuação?

É a partir do objetivo que toda a estratégia de marketing médico será traçada, por isso a importância de defini-lo em um primeiro momento.

O segundo passo é saber quem é o público-alvo da sua clínica e qual é o perfil do paciente que busca pela sua especialidade. Isso é fundamental para traçar o planejamento e todas as ações que serão realizadas posteriormente.

Esse paciente é mais jovem ou é mais idoso? Como deve ser feita a comunicação com ele, de forma mais descontraída ou mais formal? Quanto mais detalhes sobre o paciente ideal, mais efetivo será o planejamento de marketing médico.

Colocando o planejamento em prática

Depois de saber o objetivo principal e saber quem é o seu público, é o momento de estabelecer estratégias e ações no planejamento. Aqui entra a montagem de um cronograma de atividades, como por exemplo a produção e publicação dos conteúdos no blog e nas redes sociais, os prazos estipulados para fazer cada atividade e outros detalhes.

Avaliar os resultados também é fundamental para saber se as metas traçadas estão sendo atingidas e o que pode ser melhorado. De nada adianta planejar e colocar em prática, sem saber se todo o esforço está dando certo e trazendo os resultados esperados.

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