Descubra a melhor forma de fidelizar os seus pacientes

Por: WTA3 - Marketing Digital Médico | 30 de Setembro de 2021

O conceito de ZMOT  (Momento Zero da Verdade) foi introduzido pelo próprio Google e demonstra a importância de negócios de todos os tipos marcarem presença em um momento pré-compra. 

As mudanças no comportamento do consumidor na era digital são marcadas por uma busca acentuada de informações que auxiliam na tomada de decisões na tentativa de fazer um melhor negócio. 

A pesquisa realizada pelo Google em parceria com o Shopper Sciences contou com a participação de mais de 5 mil empresas, e buscava entender melhor os estágios de compra e quais fatores interferiam em cada um deles.

Os estudos resultaram em uma compreensão mais aprofundada do comportamento do consumidor, o que permitiu traçar os 4 pontos que guiam o Momento Zero da Verdade, o que chamamos de Pilares do ZMOT.

Poucas estratégias de marketing conseguem ser tão eficazes quanto o ZMOT, e não é diferente no caso de clínicas e consultórios médicos. 

Continue a leitura e descubra o que é o ZMOT, conheça seus 4 pilares e saiba como utilizá-lo para conquistar mais pacientes. 

O que é o Momento Zero da Verdade?

O Momento Zero da Verdade, chamado de Zero Moment Of Truth em inglês, ou pela sigla ZMOT, é um conceito proposto pelo Google que explica o comportamento do consumidor durante o processo de compra até a tomada da decisão. 

Se trata do momento que antecede a definição por uma empresa ou marca ao invés de outras. 

Os fundamentos do ZMOT são praticados por praticamente todas as pessoas. Veja abaixo alguns exemplos: 

  • Pesquisar um assunto no Google
  • Buscar detalhes e especificações de um produto
  • Ler reviews (análises) de outras pessoas sobre uma empresa ou serviço
  • Comparar preços 
  • Procurar um cupom de desconto para finalizar uma compra

Conheça o modelo tradicional

Você provavelmente está familiarizado com o modelo tradicional. O modelo que precedeu o ZMOT tinha dois momentos da verdade.

First Moment Of Truth (FMOT) - Primeiro momento da verdade

Acontece quando o consumidor está frente ao produto na prateleira e decide comprá-lo. 

Second Moment of Truth (ZMOT) - Segundo momento da verdade

Acontece quando o produto é consumido e o consumidor avalia se ficou satisfeito com a sua escolha, o que determinará se ele irá comprá-lo novamente ou não. 

Diferença entre o ZMOT e o modelo tradicional

O Momento Zero da Verdade traz o foco para o primeiro contato entre o cliente e uma marca, um período que antecede a decisão de compra. 

Cada vez mais as pessoas usam a internet para obter informações sobre produtos, serviços e profissionais, preços, descontos e opiniões de pessoas que já tiverem contato com uma determinada empresa também são alvos frequentes de pesquisas. 

O novo modelo passa a considerar esses novos hábitos de compra do consumidor, impulsionados pelas facilidades da era digital, considerando pesquisas realizadas no próprio Google, além de interações em redes sociais, sites de avaliação, tutoriais em vídeo, etc.

Os 4 pilares da estratégia do ZMOT

Se você deseja usar a estratégia para conquistar e fidelizar mais pacientes, irá precisar conhecer e trabalhar os 4 pilares do ZMOT. Acompanhe. 

Ranqueamento nos mecanismos de busca

Caso alguém pesquise por sua especialidade ou por algum dos serviços oferecidos pela sua clínica no Google irá encontrá-la? Em que posição? 

Você sabia que mais de 60% dos pacientes faz uma pesquisa na internet antes de marcar uma consulta? 

É essencial que você e/ou sua clínica estejam presentes no buscador através de sites, blogs e principalmente do Google Meu Negócio. 

Mas, não basta marcar presença, é preciso conquistar também uma boa posição. 

O primeiro lugar nas buscas do Google ganha em média 21% dos cliques, enquanto isso, o segundo ganha 10% e o terceiro só 7%. 

Invista em sua visibilidade online! Otimize o seu Google Meu Negócio deixando-o o mais completo possível, trabalhe bem o SEO do seu site, existem diversas formas de trabalhar a sua posição no Google. 

Comparativo entre produtos e serviços

Antes da tomada de decisão, durante a jornada de compra, o consumidor também se dedica a comparar produtos e serviços. Ou seja, ele irá pesquisar sobre as clínicas e profissionais que concorrem com você antes de optar pelos seus serviços. 

Já não basta definir quais produtos e serviços adquirir ou não, agora, há uma busca intensa pela melhor opção. Vale ressaltar que o preço, embora importante, nem sempre é decisivo.

O segundo e o terceiro pilar caminham lado a lado e se complementam. Veja a seguir.

Avaliações e comentários de consumidores

Apesar do boca a boca não ter perdido o seu potencial, o que quer dizer que a indicação de seus pacientes para amigos e familiares continua tendo valor, a internet se tornou um dos principais meios para compartilhar e pesquisar por opiniões. 

Seus possíveis pacientes não perderão a oportunidade de atestar a sua reputação analisando comentários, avaliações e reviews de outras pessoas antes de escolher pela sua clínica. 

Quase metade dos consumidores deixam comentários após alguma experiência com uma marca ou negócio. Você pode ainda estimular pacientes que tiveram uma experiência positiva com a clínica a deixarem suas opiniões. Quanto mais pessoas falando bem dos seus serviços, maiores as suas chances de conquistar novos pacientes e fidelizá-los. 

Cupons de descontos

Após as etapas de pesquisa, comparação e análise de reputação, o consumidor vai buscar formas de ganhar algum desconto para enfim fechar negócio. 

Embora nem sempre esse último pilar do ZMOT possa ser aplicado às estratégias de marketing digital para área da saúde, não poderíamos deixá-lo de fora. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), pelo menos 28% dos consumidores que compraram pela internet no último ano usaram sites e aplicativos de descontos. 

Uma boa dica para trabalhar esse pilar no marketing médico é utilizando programas de fidelidade e clube de vantagens. A ideia é proporcionar aos seus pacientes alguns benefícios especiais, estimulando a sua percepção de valor. 

Nós estamos aqui para te ajudar. Vamos utilizar as ferramentas do marketing digital para posicionar você, sua clínica ou hospital como autoridades no assunto, aumentando seu número de pacientes e fidelizando os atuais sem nunca trair o decoro do Código de Ética Médica.

Entre em contato! 

Vamos trabalhar juntos? 

Se você está buscando transformar sua presença digital e alcançar resultados sem precedentes, a WTA3 é sua parceira ideal. Vamos juntos colocar sua prática oftalmológica na vanguarda do mundo digital, atraindo mais pacientes e consolidando sua reputação como líder em cuidados com a visão. Entre em contato conosco hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção ao sucesso digital.

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Dúvidas Frequentes sobre Marketing Médico Digital

A WTA3 se especializa em estratégias de marketing digital focadas no setor médico. Com táticas para aumentar a visibilidade nos motores de busca, gestão de redes sociais para criar engajamento e anúncios segmentados, a agência garante que sua clínica seja encontrada pelas pessoas certas. Além disso, desenvolvemos campanhas personalizadas que destacam os diferenciais dos seus serviços, atraindo pacientes de forma consistente.

O marketing médico digital permite que você se conecte diretamente com seu público-alvo de maneira eficiente e econômica. Entre os principais benefícios estão o aumento da visibilidade online, o fortalecimento da reputação da clínica e a conquista de novos pacientes.

A WTA3 utiliza dados e análises precisas para monitorar cada etapa das campanhas. A eficácia é garantida por meio de um estudo detalhado do público-alvo e do mercado, resultando em estratégias que geram engajamento e conversão. Além disso, a equipe revisa constantemente as métricas de performance, adaptando as campanhas conforme necessário para atingir os objetivos definidos.

Os planos da WTA3 são totalmente personalizados, levando em consideração as necessidades e metas de cada clínica. Eles podem incluir SEO, criação de conteúdo relevante, campanhas de anúncios pagos, gestão de redes sociais, otimização de site, e-mail marketing, e outras táticas focadas em aumentar a visibilidade e atrair pacientes.

A WTA3 utiliza ferramentas avançadas de análise para acompanhar de perto o desempenho de cada campanha. Diagnósticos regulares são enviados aos clientes, detalhando o alcance, engajamento e conversão das estratégias. Com base nesses dados, ajustes são feitos para garantir que as metas sejam atingidas e superadas, sempre com foco em otimizar o retorno sobre o investimento.

Os resultados podem variar conforme a estratégia aplicada, mas geralmente é possível observar melhorias na visibilidade e no tráfego online em menos de 1 ano. Para campanhas de anúncios pagos, os resultados tendem a ser mais rápidos, enquanto estratégias orgânicas, como SEO, podem levar mais tempo para mostrar um crescimento sustentável e consistente.