A medicina é um recurso do qual todos dependem, por isso, toda a população é seu cliente potencial. Diante desse quadro tão positivo, o que fazer para atingir parte significativa desse público? O principal recurso é utilizar uma ferramenta gratuita com mais de 50 milhões de usuários interessados em conteúdo relevante. Estamos nos referindo ao uso do Instagram para médicos.
A plataforma vem ganhando cada vez mais relevância no Brasil – o país ocupa o segundo lugar no ranking de usuários do Instagram – e é uma das mais eficazes, quando se trata de disseminação de conteúdo.
No caso do Instagram para clínicas, é preciso estar atento às regras do Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre as principais delas, destacamos: é proibido o uso de imagens de “antes e depois” de tratamentos médicos, também é proibido consultar, diagnosticar e/ou prescrever a distância ou por meio de recursos digitais, tal como as redes sociais.
Esses são os pré-requisitos para produzir qualquer conteúdo de divulgação de seu trabalho, no caso de contratar uma agência de marketing digital para realizar ações, compartilhe com a equipe as regras impostas pelo CFM.
O Instagram é uma rede social visual, ou seja, a imagem é a base principal para a interação e engajamento dos seguidores. Por isso, invista em fotos e/ou no trabalho de um designer, assim você garantirá mais profissionalismo, o que é indispensável para a credibilidade do seu consultório, e, portanto, para a atração de clientes.
Antes de começar a publicar no Instagram, é indispensável conhecer o seu público, só assim você atingirá o objetivo de aumentar fluxo de pacientes. Para ajudá-lo, responda as seguintes questões:
O que o seu público quer saber e o que você quer que o seu público saiba? Essas perguntas guiam todo o trabalho de um Instagram para médicos.
Da experiência no consultório, com certeza, é possível levantar as pautas mais questionadas pelos pacientes. Por exemplo, quais são os principais sintomas de determinada doença, como evitar tal enfermidade, como tratar-se no pós-cirúrgico. Utilize essas e outras informações relevantes para começar a criar o conteúdo. E não se esqueça: explore todos os recursos do Instagram, publique vídeos também e diversifique sua timeline.
Porém, a reação dos seguidores pode ser de rejeição se as publicações não variarem de tema, por isso, adicionar editorias é fundamental. Dividir a rotina do consultório – funcionários, reformas, visitas ilustres, festas comemorativas –, divulgar a participação em seminários e congressos, compartilhar frases motivacionais e datas comemorativas são uma boa pedida.
Após definir o conteúdo, chega a hora de ser ainda mais estratégico: definir o número de publicações diárias – não é recomendado ultrapassar três postagens por dia – e o melhor horário de divulgação, essa informação preciosa, você irá descobrir ao realizar testes, publicando em horários diferentes até encontrar o ideal.
Em cada publicação, não esqueça de utilizar a famosa hashtag. Escolha ou crie as opções que têm a ver com o post. Essa será uma das formas de facilitar que as pessoas encontrem seu perfil, a partir do conteúdo que elas estão interessadas.
Na estratégia de marketing digital para médicos, não podem faltar dois recursos importantes que o Instagram oferece: o IGTV e o story.
Esse conteúdo fica disponível por 24h e oferece dezenas de recursos de interação com o público: enquete, envio de perguntas, vídeo ao vivo, música e itens gráficos. É uma oportunidade de chamar a atenção do seu público, indo além do post.
Criado para ser um concorrente do Youtube, no IGTV é possível criar vídeos longos de até 9 minutos. Portanto, dentro da mesma plataforma, pois são integradas, você pode divulgar uma entrevista ou sua fala em um congresso, desde que a linguagem seja viável para o seu público.
Para ter um resultado concreto de cada uma das ações mencionadas neste artigo, é preciso contar com o profissionalismo. Por isso, contratar uma agência especialista em marketing médico é o passo certeiro para aumentar o fluxo de pacientes no seu consultório.
A WTA3 atua nesse ramo há 13 anos e o melhor: fala a sua língua. Nós entendemos as necessidades e peculiaridades da área e, assim, focamos seus diferenciais para potencializar seu negócio.
Acredite: com o marketing digital médico podemos fazer muito pelos seus resultados, veja um dos nossos cases de sucesso. Atingimos 500 mil visitas no site de um cliente e quase 80% delas eram oriundas de acesso orgânico, e um dos caminhos para gerar esse interesse parte de redes sociais, como o Instagram.
Entre em contato conosco, uma das melhores agências de marketing digital médico de São Paulo: nossos planos se adequam a todos os níveis de necessidade da sua clínica e do seu bolso também.