Mídias Sociais

Mídias Sociais para médicos: por que utilizar?

A internet é o principal meio onde as pessoas buscam informações sobre saúde. Não é à toa que as mídias sociais para médicos se tornaram ótimos canais de interação com o paciente e de compartilhamento de conteúdos de qualidade.

O uso das mídias sociais no marketing médico possui muitas vantagens. Entre elas, estão a maior visibilidade dos serviços, mais autoridade e reconhecimento do consultório médico, aumento do fluxo de pacientes e a construção de relacionamento com o público, gerando uma relação de confiança.

As principais mídias sociais para médicos

A seguir, listamos as principais mídias sociais utilizadas hoje e como elas podem ajudar a fortalecer a sua marca, com a estratégia certa, você doutor pode aumentar o número de seus pacientes e direcionar um conteúdo mais assertivo para o público em questão.

Facebook  

O Facebook é uma das redes sociais mais populares entre os brasileiros. Estima-se que 127 milhões de usuários acessem a rede somente no Brasil. Portanto, estar presente no Facebook é fundamental para manter uma interação com os pacientes e divulgar os serviços da sua clínica, como forma de atrair novos pacientes.

A clínica pode ter a sua própria página (ou fanpage) no Facebook e divulgar conteúdos de saúde originais que são publicados no blog da empresa ou novidades na área de atuação do profissional. Essa página também pode ser usada para tirar dúvidas de pacientes e também para propor pesquisas aos seguidores, como forma de interação.

É importante também criar uma identidade visual padrão na página do Facebook para clínicas. Isso inclui imagens que se relacionam com o serviço e uma linguagem voltada para o público-alvo. A página do Facebook também serve para divulgar os serviços oferecidos pela clínica, eventos, horário de atendimento e outras informações.

Instagram

Outra mídia social que tem sido muita utilizada pelas empresas, é o Instagram. Por ser uma rede social que pode ser acessada em smartphones e outros dispositivos móveis, acaba alcançando um grande número de pessoas, o que é ótimo para médicos e outros profissionais da área.

Sendo mais voltada para imagens e vídeos – que podem ser aliados a pequenos textos -, essa ferramenta é muito vantajosa no marketing digital para médicos, pois gera bastante interação e engajamento quando é bem utilizada.

Quando o perfil da clínica é criado no Instagram, é preciso ter uma estratégia bem definida e consistência nas postagens para atrair a atenção dos seguidores da rede. Uma dica é criar conteúdos que despertem o interesse, como por exemplo, curiosidades sobre doenças e tratamentos que estejam relacionados à sua área de atuação.

A função Stories do Instagram é interessante ser utilizada, pois serve para fazer vídeos curtos e publicar imagens e textos, além de ficar em destaque, chamando a atenção do usuário. O uso de hashtags (#) nas publicações destacam o conteúdo, que passa a ser divulgado para mais pessoas.

O Instagram para médicos oferece muitas possibilidades de interação, por isso vale a pena investir nele para atrair mais pacientes e divulgar a sua clínica no meio online.

Twitter

Apesar de não ser tão acessado quanto o Facebook e o Instagram, o Twitter ainda é uma ótima ferramenta para mensagens instantâneas e curtas, sendo útil para enviar links sobre conteúdos do blog ou de outras redes sociais.

Artigos e notícias interessantes de outros perfis da área da saúde também podem ser compartilhados com os seguidores da clínica no Twitter.

Youtube Como atrair pacientes com o Google

Já pensou ter um canal do seu consultório no Youtube? Esta plataforma de vídeos pode ajudar a estabelecer uma relação mais próxima com os pacientes através da publicação de conteúdos educativos sobre saúde.

Podem ser disponibilizados vídeos com dicas de saúde sobre a sua área de atuação, entrevistas com especialistas e conteúdos que tirem dúvidas comuns dos pacientes. Dessa forma, a sua imagem ficará mais conhecida no mercado, pois irá chamar a atenção do público.

Lembrando que os conteúdos publicados nas mídias sociais devem se adequar às regras de publicidade médica do Conselho Federal de Medicina (CFM). A publicação de imagens de pacientes não é permitida, por exemplo. Já a divulgação de tratamentos e equipamentos disponíveis na clínica, pode ser feita.

As mídias sociais para médicos são um investimento muito atrativo, pois promovem a marca devido ao grande alcance que possuem. Sabendo utilizar as redes certas de forma estratégica, com certeza o retorno será positivo para o bom desempenho e crescimento da sua clínica.

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