Instagram para Médicos, Como Aumentar o Seu Engajamento

img-autor Por: WTA3 - Marketing Digital Médico | 29 de Agosto de 2019
A medicina é um recurso do qual todos dependem, por isso, toda a população é seu cliente potencial. Diante desse quadro tão positivo, o que fazer para atingir parte significativa desse público? O principal recurso é utilizar uma ferramenta gratuita com mais de 50 milhões de usuários interessados em conteúdo relevante. Estamos nos referindo ao uso do Instagram para médicos. A plataforma vem ganhando cada vez mais relevância no Brasil – o país ocupa o segundo lugar no ranking de usuários do Instagram – e é uma das mais eficazes, quando se trata de disseminação de conteúdo.

Como atrair pacientes pelo Instagram?

No caso do Instagram para clínicas, é preciso estar atento às regras do Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre as principais delas, destacamos: é proibido o uso de imagens de “antes e depois” de tratamentos médicos, também é proibido consultar, diagnosticar e/ou prescrever a distância ou por meio de recursos digitais, tal como as redes sociais.

atendimento pelo whatsapp marketing médico

Esses são os pré-requisitos para produzir qualquer conteúdo de divulgação de seu trabalho, no caso de contratar uma agência de marketing digital para realizar ações, compartilhe com a equipe as regras impostas pelo CFM.

Imagens Instagram para médicos

O Instagram é uma rede social visual, ou seja, a imagem é a base principal para a interação e engajamento dos seguidores. Por isso, invista em fotos e/ou no trabalho de um designer, assim você garantirá mais profissionalismo, o que é indispensável para a credibilidade do seu consultório, e, portanto, para a atração de clientes.

Público-alvo

Antes de começar a publicar no Instagram, é indispensável conhecer o seu público, só assim você atingirá o objetivo de aumentar fluxo de pacientes. Para ajudá-lo, responda as seguintes questões:
  •  Quais são os tratamentos que sua clínica oferece? Eles atingem todas as faixas etárias e gêneros? Se houver diferenciação, crie uma linguagem visual e de estilo de texto para abordar cada situação com foco no público-alvo;
  •  Você atua em uma cidade específica? Se sim, nunca deixe de divulgar essa informação, especialmente se sua estratégia estiver baseada em disseminação orgânica de conteúdo, assim, sua comunicação será mais efetiva.

Planejamento estratégico Instagram para Médicos

O que o seu público quer saber e o que você quer que o seu público saiba? Essas perguntas guiam todo o trabalho de um Instagram para médicos. Da experiência no consultório, com certeza, é possível levantar as pautas mais questionadas pelos pacientes. Por exemplo, quais são os principais sintomas de determinada doença, como evitar tal enfermidade, como tratar-se no pós-cirúrgico. Utilize essas e outras informações relevantes para começar a criar o conteúdo. E não se esqueça: explore todos os recursos do Instagram, publique vídeos também e diversifique sua timeline. Porém, a reação dos seguidores pode ser de rejeição se as publicações não variarem de tema, por isso, adicionar editorias é fundamental. Dividir a rotina do consultório – funcionários, reformas, visitas ilustres, festas comemorativas –, divulgar a participação em seminários e congressos, compartilhar frases motivacionais e datas comemorativas são uma boa pedida. Após definir o conteúdo, chega a hora de ser ainda mais estratégico: definir o número de publicações diárias – não é recomendado ultrapassar três postagens por dia –  e o melhor horário de divulgação, essa informação preciosa, você irá descobrir ao realizar testes, publicando em horários diferentes até encontrar o ideal.

Detalhe especial: hashtag

Em cada publicação, não esqueça de utilizar a famosa hashtag. Escolha ou crie as opções que têm a ver com o post. Essa será uma das formas de facilitar que as pessoas encontrem seu perfil, a partir do conteúdo que elas estão interessadas.

Outros recursos no Instagram para Médicos

Na estratégia de marketing digital para médicos, não podem faltar dois recursos importantes que o Instagram oferece: o IGTV e o story.

Stories para médicos

Esse conteúdo fica disponível por 24h e oferece dezenas de recursos de interação com o público: enquete, envio de perguntas, vídeo ao vivo, música e itens gráficos. É uma oportunidade de chamar a atenção do seu público, indo além do post.

IGTV para médicos

Criado para ser um concorrente do Youtube, no IGTV é possível criar vídeos longos de até 9 minutos. Portanto, dentro da mesma plataforma, pois são integradas, você pode divulgar uma entrevista ou sua fala em um congresso, desde que a linguagem seja viável para o seu público.

WTA3: agência de marketing em SP

Para ter um resultado concreto de cada uma das ações mencionadas neste artigo, é preciso contar com o profissionalismo. Por isso, contratar uma agência especialista em marketing médico é o passo certeiro para aumentar o fluxo de pacientes no seu consultório. A WTA3 atua nesse ramo há 13 anos e o melhor: fala a sua língua. Nós entendemos as necessidades e peculiaridades da área e, assim, focamos seus diferenciais para potencializar seu negócio. Acredite: com o marketing digital médico podemos fazer muito pelos seus resultados, veja um dos nossos cases de sucesso. Atingimos 500 mil visitas no site de um cliente e quase 80% delas eram oriundas de acesso orgânico, e um dos caminhos para gerar esse interesse parte de redes sociais, como o Instagram. Entre em contato conosco, uma das melhores agências de marketing digital médico de São Paulo: nossos planos se adequam a todos os níveis de necessidade da sua clínica e do seu bolso também.

atendimento pelo whatsapp marketing médico