SEO em Marketing Digital Médico: Otimização de Site Médico

Por: WTA3 - Marketing Digital Médico | 19 de Maio de 2023

Muitos profissionais da área da saúde ainda não entendem a importância que um Website otimizado faz na conquista de novos pacientes. Através de estratégias de SEO no Marketing Digital Médico, você pode aumentar sua presença online e atrair novos usuários através do site, que apresenta seu negócio e precisa integrar com outras plataformas como as mídias sociais.

Sabemos que, ao sentir algum sintoma ou o desejo da realização de algum tipo de tratamento, os potenciais pacientes irão recorrer à ferramenta de pesquisa mais acessível, o Google. Nesta pesquisa representada na imagem acima, feita por esse potencial paciente digitando, por exemplo, “onde fazer cirurgia de catarata em São Paulo”, ele encontrará uma lista de sites médicos no topo da lista organizada pelo próprio Google.

Notamos que alguns links surgem na primeira página como anúncios, promovidos por meio de campanhas pagas e outros não patrocinados, como os da imagem acima. Afinal, como esses links chegaram à primeira página do Google? Esses que geram tráfego orgânico estão na primeira página porque foram feitos seguindo as técnicas de otimização para motores de busca, ou seja, as famosas técnicas de Search Engine Optimization (SEO).

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Mas afinal, o que são técnicas SEO?

As técnicas SEO são algumas regras a serem seguidas durante a produção do conteúdo, como tamanho de texto, legibilidade do texto, palavras de transição, informações alternativas nas imagens, dentre outras. Elas servem para fazer com que a estratégia de pesquisa orgânica tenha um impacto positivo no crescimento dos negócios, aumentando o tráfego e as conversões do Website.

Além dos artigos e textos seguindo essas regras, a sua one page também precisa seguir as técnicas para receber visitantes. As one pages, como o próprio nome diz, representam um site de página única. Elas são criadas para que todo o conteúdo possa aparecer na mesma página, com layout único e concentração das informações em um mesmo ambiente. Para empresas que desejam focar em produtos específicos ou não tenham a necessidade de atualização constante do catálogo, como o setor da saúde, essa é uma solução viável e eficiente.

Exemplo de uma página única (one page) da LegCare, mais um cliente da WTA3.

Além disso, é possível linkar os conteúdos produzidos dentro do blog entre eles, aumentando o tempo de navegação dentro da página, criando o chamado link building. Seguindo essas técnicas à risca, irá posicionar o seu Website na primeira página do Google Search, trazendo um destaque perante a concorrência aliado ao reconhecimento da autoridade da marca.

O aumento do número de visitantes orgânicos será responsável pela criação de uma audiência qualificada de potenciais pacientes e o crescimento de contatos interessados nos serviços médicos.

Como utilizar essas técnicas em um Website Médico?

Após a criação de um Website Médico, você precisará seguir algumas etapas para aplicar as técnicas de SEO e garantir que ele esteja otimizado para atrair tráfego orgânico e potenciais pacientes:

  1. Crie conteúdo original e relevante: Alimente seu website com conteúdos ricos e informativos relacionados à sua área de atuação. Isso inclui artigos de blog, descrições de procedimentos e informações sobre sua clínica ou prática médica.
  2. Siga as diretrizes de SEO: Ao criar seu conteúdo, certifique-se de que ele siga tais regras, como tamanho e legibilidade do texto, uso de palavras-chave relevantes, palavras de transição e informações alternativas nas imagens.
  3. Otimize a estrutura do site: ela deve ser clara e fácil de navegar, com links internos bem organizados e páginas otimizadas e responsivas para dispositivos móveis.
  4. Utilize o link building: Crie conexões entre os conteúdos do seu site, incentivando os visitantes a passarem mais tempo em seu website e aumentando a autoridade do seu domínio perante os motores de busca, como o Google.
  5. Monitore e analise os resultados: Use ferramentas como o Google Search Console e Google Analytics para acompanhar o desempenho do seu site, identificar possíveis melhorias e ajustar sua estratégia de SEO conforme necessário.
  6. Gerencie o Website com itens de otimização e performance: Utilize ferramentas e plugins específicos para melhorar a velocidade de carregamento das páginas, comprimir imagens e garantir a melhor experiência para os usuários.
  7. Realize auditorias de SEO: Faça auditorias regulares do seu site para garantir que ele esteja em conformidade com as diretrizes de SEO e identificar áreas que podem ser aprimoradas.
  8. Invista em marketing nas redes sociais: Aproveite o poder destas mídias, como Instagram, para promover seu conteúdo e atrair mais visitantes ao seu website.

Seguindo essas técnicas, seu site médico terá mais chances de se destacar nos resultados orgânicos, aumentar o tráfego orgânico de usuários, atrair potenciais pacientes e melhorar a conversão de visitantes em pacientes. Além disso, a presença nas redes sociais e um bom relacionamento com seu público-alvo também contribuirão para o reconhecimento e autoridade da sua marca no setor de saúde.

WTA3: referência em SEO no Marketing Digital Médico

A WTA 3 atua desde 2006 ajudando médicos, clínicas e hospitais a se tornarem referência e autoridade nas suas especialidades com soluções personalizadas para que seus pacientes te encontrem em primeiro lugar nas pesquisas no Google, com diretrizes de SEO no marketing digital médico.

Agora que você conhece as técnicas para otimizar seu Website e atrair mais pacientes, não perca tempo e comece a aplicá-las em sua estratégia online! Se precisar de ajuda especializada, entre em contato conosco.

Nossa equipe de especialistas em marketing médico e SEO está pronta para ajudá-lo a impulsionar sua presença digital e transformar seu site em uma poderosa ferramenta de atração de pacientes.

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Se você está buscando transformar sua presença digital e alcançar resultados sem precedentes, a WTA3 é sua parceira ideal. Vamos juntos colocar sua prática oftalmológica na vanguarda do mundo digital, atraindo mais pacientes e consolidando sua reputação como líder em cuidados com a visão. Entre em contato conosco hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção ao sucesso digital.

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Dúvidas Frequentes sobre Marketing Médico Digital

A WTA3 se especializa em estratégias de marketing digital focadas no setor médico. Com táticas para aumentar a visibilidade nos motores de busca, gestão de redes sociais para criar engajamento e anúncios segmentados, a agência garante que sua clínica seja encontrada pelas pessoas certas. Além disso, desenvolvemos campanhas personalizadas que destacam os diferenciais dos seus serviços, atraindo pacientes de forma consistente.

O marketing médico digital permite que você se conecte diretamente com seu público-alvo de maneira eficiente e econômica. Entre os principais benefícios estão o aumento da visibilidade online, o fortalecimento da reputação da clínica e a conquista de novos pacientes.

A WTA3 utiliza dados e análises precisas para monitorar cada etapa das campanhas. A eficácia é garantida por meio de um estudo detalhado do público-alvo e do mercado, resultando em estratégias que geram engajamento e conversão. Além disso, a equipe revisa constantemente as métricas de performance, adaptando as campanhas conforme necessário para atingir os objetivos definidos.

Os planos da WTA3 são totalmente personalizados, levando em consideração as necessidades e metas de cada clínica. Eles podem incluir SEO, criação de conteúdo relevante, campanhas de anúncios pagos, gestão de redes sociais, otimização de site, e-mail marketing, e outras táticas focadas em aumentar a visibilidade e atrair pacientes.

A WTA3 utiliza ferramentas avançadas de análise para acompanhar de perto o desempenho de cada campanha. Diagnósticos regulares são enviados aos clientes, detalhando o alcance, engajamento e conversão das estratégias. Com base nesses dados, ajustes são feitos para garantir que as metas sejam atingidas e superadas, sempre com foco em otimizar o retorno sobre o investimento.

Os resultados podem variar conforme a estratégia aplicada, mas geralmente é possível observar melhorias na visibilidade e no tráfego online em menos de 1 ano. Para campanhas de anúncios pagos, os resultados tendem a ser mais rápidos, enquanto estratégias orgânicas, como SEO, podem levar mais tempo para mostrar um crescimento sustentável e consistente.