Nos últimos anos, a reputação digital de um produto ou estabelecimento esteve muito atrelada aos resultados de satisfação do Google Meu Negócio, avaliações no Facebook e no Doctoralia ou em demais plataformas. Estes pacientes buscam o que acham ser a melhor opção para seguir com base em experiências de usuários que já experimentaram ou contrataram tal serviço.
Um dos mecanismos de busca é o Google, que se tornou uma aliada às pessoas que buscam uma consulta, exame ou atendimento médico de urgência para qualquer especialidade médica exigida. Para isso, estes mesmos consultórios, clínicas e hospitais foram otimizando esta e outras plataformas de busca para oferecer o máximo de informações possíveis para captar novos pacientes.
Isso pode acontecer de forma mais consciente se aplicar estratégias de marketing digital médico que auxiliem esta clínica ou hospital a se estabelecerem e conseguirem uma ótima reputação. Para isso, deve-se criar ou atualizar conteúdos, imagens e descrições chamativas que possam captar novos pacientes e fidelizá-los através de uma simples pesquisa no navegador.
Mas, atualmente vale a pena mesmo investir em marketing digital médico? Muitas vezes nos perguntamos como iniciar, quem procurar ou por onde, porém nos frustramos com opções que não alcançam o nosso esperado por falta de estratégias mais precisas e que vão de encontro ao que o paciente quer para o seu serviço médico.
Neste artigo, vamos explicar como é feito um verdadeiro marketing digital médico através de um serviço ético, confiável e livre de amarras que possam prender a liberdade da sua especialidade.
Muitos profissionais da saúde desejam conquistar novos pacientes por meio do Marketing Digital Médico, mas isso deve ser feito com muita responsabilidade. Afinal, além dos cuidados com a alta exposição pessoal, eles devem se atentar às exigências da Lei Geral sobre a Proteção de Dados (LGPD) e seguir a resolução CFM 1.974/2011 do código de ética em publicidade médica, regido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
O CFM e os Conselhos Regionais de Medicina são os órgãos responsáveis pelos cuidados que um profissional da área da saúde deve levar em consideração ao promover conteúdos no digital.
Sabemos que a internet é o principal caminho para a conquista de novos pacientes. É por meio dela, que os potenciais pacientes estão durante grande parte do dia, pesquisando sobre doenças, sintomas, tratamentos, cirurgias, etc.
Isso porque, muitas pessoas a utilizam como a principal fonte de informação quando o assunto é saúde.
Com isso, nós encontramos diversos profissionais da saúde nas redes sociais, como Instagram, Facebook, YouTube e Google Meu Negócio, além de um site. Porém, essa publicidade não pode ser feita sem os devidos cuidados e deve respeitar a ética médica estabelecida pelo CFM.
O que diz o CFM?
Diferente de outras áreas, os profissionais da saúde devem seguir normas exclusivas que regulamentam a publicidade e o marketing médico.
Elas são feitas para incentivar e manter uma relação de respeito entre profissionais, médicos e pacientes. O Código de Ética Médica (CEM) foi atualizado em 2019, para regular a ética médica nas redes sociais e plataformas relacionadas ao Marketing Digital.
Existem duas resoluções do CEM que abordam a ética médica nas redes sociais: n.º 1.974/11 e nº 2.126/15. Confiram o que ambas determinam:
Onde posso começar com o marketing digital médico?
Apesar de parecer atrativa a ideia de investir em marketing digital médico, você tem que se atentar nos seguintes pontos:
Quais os passos que devo tomar no marketing digital médico?
O marketing digital médico é uma estratégia cada vez mais importante para profissionais e clínicas de saúde que desejam aumentar sua visibilidade, conquistando e fidelizando pacientes. Se você seguiu esses passos, com certeza já terá um rumo melhor para a progressão de sua reputação online.
Ferramentas utilizadas no marketing digital médico
Existem diversas opções ou ferramentas que possam angariar mais pacientes e aumentar a sua presença online:
Mas onde posso postar meus conteúdos?
Algumas das ferramentas mais importantes para o seu crescimento digital são as redes sociais, sem elas o seu negócio não vai ter reputação ou, ao menos, sequer conhecimento de que você existe por parte do público.
Hoje, as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas em seus smartphones, curtindo fotos no Instagram, assistindo vídeos no Facebook ou no YouTube e compartilhando para mais usuários que estão a todo vapor, engajando e criando mais conteúdo sobre diversos temas abordados diariamente. Estes assuntos podem ser utilizados ao seu favor para fins informativos, seja para criar mais fidelidade e autoridade, mas também para criar uma maior reputação nos insights e números que alavancam nossos perfis nas redes sociais.
Um exemplo claríssimo disso é no formato de post no Instagram, TikTok e Facebook. Hoje, com o investimento em produções de vídeos curtos e interativos, você pode explicar um tema de forma clara e objetiva aos seus seguidores, usando, por exemplo:
Tudo isso deve ser feito de forma didática para alcançar e engajar mais usuários e, consequentemente, convertê-los em pacientes e fidelizá-los.
Você também pode trabalhar com outras ferramentas que estas plataformas oferecem, como posts estáticos no feed e stories.
O que não devo fazer no marketing digital médico?
É importante salientar que, se você segue o código ético através do CFM, então deve estar ciente que não pode:
Por isso, é importante que você esteja a par dessas e outras diretrizes para que isso não prejudique o seu serviço médico e atrapalhe a sua reputação digital.
Onde encontrar uma agência de marketing digital médico?
A WTA3 atua no mercado de Marketing Digital Médico há mais de 16 anos e leva à sério as regulamentações do CFM e do CEM com relação à publicidade médica no digital.
A agência que já realizou diversos projetos para as redes sociais de médicos, clínicas e hospitais, também cumpre as exigências da LGPD e seguindo a resolução CFM 1.974/2011 do código de ética em publicidade médica, regido pelo Conselho Federal de Medicina.
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