Como Converter Leads em Consultas Médicas?

img-autor Por: WTA3 - Marketing Digital Médico | 29 de Agosto de 2019
Faz algum tempo que você investe em redes sociais como estratégia para conseguir mais pacientes, mas os resultados não aparecem? O seu feeling para investir em Facebook e Instagram, por exemplo, não está errado, mas pode não ser o suficiente para converter leads em consultas médicas – que é o verdadeiro objetivo ao divulgar seu consultório na internet. Mas, talvez, seja necessário apresentar o conceito de lead. É um termo da área de marketing que engloba os clientes potenciais. Assim, o tema deste artigo é conversar sobre como converter pacientes potenciais em consultas médicas.

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Nós adoramos falar a respeito das estratégias para angariar novos clientes por dois motivos especiais:
  •         Somos uma agência de marketing médico;
  •         E somos expert na jornada de compra, metodologia do marketing para o objetivo que estamos compartilhando aqui.

Estratégia de marketing médico de sucesso: jornada de compra

A principal característica da jornada de compra é ser uma oposição à publicidade agressiva. É o paciente potencial que irá até você, mas não de forma mágica: é preciso produzir conteúdo de qualidade e relevante. Para isso, exercite-se para compreender quais são dúvidas do seu público, daí surgirão os melhores textos.

Como realizar a jornada de compra

Vamos começar a entender como atrair mais pacientes para seu consultório. A fase de preparação é publicar artigos com técnicas de SEO no blog anexado em seu site. Os textos com as palavras-chave serão um chamariz para você conseguir mais pacientes através do marketing.

Parada para detalhar SEO para converter leads em consultas médicas 

Um parêntesis importante: o SEO (otimização para mecanismos de busca, em português) é uma técnica para ajudar que os textos sejam bem ranqueados, organicamente, no maior buscador do mundo, o Google. Uso de palavras-chave, links building, html, entre outros fatores, fazem parte do SEO.

Voltando à jornada

Digamos, por exemplo, que foi publicado no blog um artigo sobre “dores nos olhos”. Um paciente potencial é a pessoa que irá buscar por esse tema na rede para entender melhor sobre o sintoma que sente. Essa fase é denominada “Descoberta e Aprendizado”. Ao reconhecer a validade das informações fornecidas e interessado em saber mais sobre o tema, o paciente fica prestes a se tornar um lead. Na mesma página do artigo, será oferecido um conteúdo especial: um e-book ou um vídeo, por exemplo e, para acessá-lo, será preciso preencher um formulário com dados como telefone celular e e-mail. Pronto, temos os contatos do lead! Com o e-mail do futuro paciente, o importante é basear-se em estratégias sofisticadas de interação para não falar “à toa” e desgastar a relação antes de convertê-lo em uma consulta médica. Um exemplo: se o João estava à procura de informações sobre dores nos olhos, não é interessante enviar informações sobre a cirurgia de transplante de córnea, uma vez que ainda não é a necessidade do João. É preciso criar uma comunicação “um por um”, realizável com o auxílio de um CRM.

Atenção!

Até o momento, não há nenhuma venda dos serviços do seu consultório, o objetivo é tornar o seu negócio uma referência para o João, que já compreendeu valer a pena ir ao médico verificar os sintomas que sente.

Última fase: avaliação e compra

Neste momento, em que o João já vê seu consultório como referência e está atento à necessidade de ir a uma consulta, chegou a hora de divulgar os seus serviços. Apresente seus atributos profissionais (formação e especializações), seu endereço e telefone e informe se oferece plano de saúde ou não, por exemplo. Ele terá todos os dados para escolher pelo seu consultório.

Mantenha o contato para converter leads em consultas médicas 

Não finalize a relação com o seu lead após essa primeira jornada: mantenha sempre o contato com o envio de e-mails periódicos – mas que não gerem desgaste, devido à intensidade de disparos.

Como ter leads no consultório?

Nós temos algumas dicas: contrate uma agência de marketing em SP, como a WTA3, que atende consultórios, hospitais e clínicas de todo o Brasil e é especializada em marketing digital médico em São Paulo. Assim, investir em marketing médico será certeza de sucesso! Quer um exemplo? No case de sucesso do Visare – Hospital de Olhos, alcançamos mais de 500 mil visitas no site do hospital e quase 80% delas tiveram origem orgânica, comprovando que uma estratégia para conseguir mais pacientes – por meio da jornada de compra, no caso, levando os pacientes potenciais ao blog e à landing page com formulário de contato – dá resultado.

Estrutura completa

Para chegar a esses números, contamos com uma equipe multidisciplinar: Planejamento estratégico; Outbound Marketing; Marketing de Conteúdo; Mídias Sociais; Big Data; SEO; Anúncios Patrocinados; Automação Marketing. O mundo completo do marketing à disposição do seu consultório! Exatamente como a experiência vivida por mais das 20 instituições e mais de 100 médicos atendidos por nós. Em mais de 13 anos, a WTA3 se tornou uma das referências de marketing médico do país ao entregar resultados mensuráveis para seus clientes e o melhor: com planos customizáveis – dos mais básicos aos complexos –, que cabem no seu bolso. Fale com um dos nossos consultores agora, não deixe para mais tarde a possibilidade de alavancar o seu negócio. Entre em contato conosco, uma das melhores agências de marketing digital médico de São Paulo: nossos planos se adequam a todos os níveis de necessidade da sua clínica e do seu bolso também.

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