Como fazer marketing digital médico e com resultados?

Por: WTA3 - Marketing Digital Médico | 23 de Maio de 2023

Nos últimos anos, a reputação digital de um produto ou estabelecimento esteve muito atrelada aos resultados de satisfação do Google Meu Negócio, avaliações no Facebook e no Doctoralia ou em demais plataformas. Estes pacientes buscam o que acham ser a melhor opção para seguir com base em experiências de usuários que já experimentaram ou contrataram tal serviço. 

Um dos mecanismos de busca é o Google, que se tornou uma aliada às pessoas que buscam uma consulta, exame ou atendimento médico de urgência para qualquer especialidade médica exigida. Para isso, estes mesmos consultórios, clínicas e hospitais foram otimizando esta e outras plataformas de busca para oferecer o máximo de informações possíveis para captar novos pacientes. 

Isso pode acontecer de forma mais consciente se aplicar estratégias de marketing digital médico que auxiliem esta clínica ou hospital a se estabelecerem e conseguirem uma ótima reputação. Para isso, deve-se criar ou atualizar conteúdos, imagens e descrições chamativas que possam captar novos pacientes e fidelizá-los através de uma simples pesquisa no navegador. 

Mas, atualmente vale a pena mesmo investir em marketing digital médico? Muitas vezes nos perguntamos como iniciar, quem procurar ou por onde, porém nos frustramos com opções que não alcançam o nosso esperado por falta de estratégias mais precisas e que vão de encontro ao que o paciente quer para o seu serviço médico. 

Neste artigo, vamos explicar como é feito um verdadeiro marketing digital médico através de um serviço ético, confiável e livre de amarras que possam prender a liberdade da sua especialidade.

Marketing digital médico com responsabilidade

Muitos profissionais da saúde desejam conquistar novos pacientes por meio do Marketing Digital Médico, mas isso deve ser feito com muita responsabilidade. Afinal, além dos cuidados com a alta exposição pessoal, eles devem se atentar às exigências da Lei Geral sobre a Proteção de Dados (LGPD) e seguir a resolução CFM 1.974/2011 do código de ética em publicidade médica, regido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O CFM e os Conselhos Regionais de Medicina são os órgãos responsáveis pelos cuidados que um profissional da área da saúde deve levar em consideração ao promover conteúdos no digital.

Sabemos que a internet é o principal caminho para a conquista de novos pacientes. É por meio dela, que os potenciais pacientes estão durante grande parte do dia, pesquisando sobre doenças, sintomas, tratamentos, cirurgias, etc.

Isso porque, muitas pessoas a utilizam como a principal fonte de informação quando o assunto é saúde.

Com isso, nós encontramos diversos profissionais da saúde nas redes sociais, como Instagram, Facebook, YouTube e Google Meu Negócio, além de um site. Porém, essa publicidade não pode ser feita sem os devidos cuidados e deve respeitar a ética médica estabelecida pelo CFM.

Médico deve seguir certas regras do CFM e do LGPD na publicidade digital

O que diz o CFM?

Diferente de outras áreas, os profissionais da saúde devem seguir normas exclusivas que regulamentam a publicidade e o marketing médico.

Elas são feitas para incentivar e manter uma relação de respeito entre profissionais, médicos e pacientes. O Código de Ética Médica (CEM) foi atualizado em 2019, para regular a ética médica nas redes sociais e plataformas relacionadas ao Marketing Digital.

Existem duas resoluções do CEM que abordam a ética médica nas redes sociais: n.º 1.974/11 e nº 2.126/15. Confiram o que ambas determinam:

  • Não pode fornecer diagnósticos, realizar consultas ou prescrever medicação através de canais que são voltados para a comunicação em massa, como as redes sociais. A exceção são as plataformas de telemedicina;
  • Não utilize expressões que transmitam a mensagem de que o seu serviço é melhor do que o de outros profissionais. Exemplos: “o melhor” ou “o mais completo;
  • É obrigatório o uso de dados como o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) e do RQE (Registro de Qualificação de Especialista) nas peças publicitárias;
  • Não pode fazer postagens no formato “antes/depois” de procedimentos; 
  • Não é autorizado a publicação de imagens ou áudios que possam ser caracterizados com sensacionalismo ou concorrência desleal; 
  • É proibido anunciar métodos ou técnicas que não sejam reconhecidas pelo CFM.

Onde posso começar com o marketing digital médico?

Apesar de parecer atrativa a ideia de investir em marketing digital médico, você tem que se atentar nos seguintes pontos:

  • Seguir a ética e as diretrizes do CFM para garantir a sua credibilidade e a segurança juntamente aos pacientes;
  • O Marketing Digital Médico é diferente do marketing tradicional pois estamos falando de PACIENTES que NECESSITAM resolver problemas de saúde de forma humanizada e com um atendimento de qualidade. Portanto, as estratégias e passos a serem seguidos estão relacionados ao fornecimento de dados e informações confiáveis e seguros.

Quais os passos que devo tomar no marketing digital médico?

  • FAÇA UM PLANEJAMENTO: Comece com um plano bem elaborado, definindo seus objetivos de forma clara e objetiva. Entenda profundamente o seu público-alvo, posicione sua marca e faça uma análise da concorrência. Estabeleça um conjunto de indicadores de performance (as chamadas KPIs) para acompanhar o progresso. Lembre-se, um bom planejamento é a espinha dorsal de qualquer estratégia de marketing bem sucedida.
  • PÚBLICO-ALVO: Quem são seus pacientes em potencial? Aprofunde-se no perfil deles - demografia, comportamento, necessidades. Ter um entendimento claro do seu público-alvo é fundamental para criar um plano eficaz e preciso.
  • POSICIONAMENTO: Como você quer que sua marca seja percebida lá fora? Seu posicionamento vai além do logotipo ou do nome; trata-se da experiência geral que seus pacientes têm com sua clínica. Defina sua proposta de valor e mostre-a consistentemente em todas as interações.
  • ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA: Conheça seus concorrentes. O que eles estão fazendo bem? Onde estão falhando? Qual o seu diferencial em relação a eles? Aprenda com eles e use essas informações para se destacar no mercado. 
  • REPUTAÇÃO DIGITAL: Uma boa reputação é tudo. Descubra onde seus pacientes estão e esteja presente. Além disso,  mantenha perfis atualizados (Google Meu Negócio, Facebook, Doctoralia e Instagram) e responda aos comentários e dúvidas para melhorar sua visibilidade e credibilidade.
  • PRESENÇA DIGITAL: Estenda sua presença online além das redes sociais. Invista em Google Ads para aparecer no topo dos resultados de pesquisa. Tenha um site profissional e otimizado para SEO local para atrair e converter visitantes em pacientes. 
  • KPI 's: Monitorar seu progresso é crucial. Definir os indicadores de chave de performance (KPIs) que se alinham com seus objetivos de negócios e acompanhe-os regularmente. Ajuste sua estratégia conforme necessário. 

O marketing digital médico é uma estratégia cada vez mais importante para profissionais e clínicas de saúde que desejam aumentar sua visibilidade, conquistando e fidelizando pacientes. Se você seguiu esses passos, com certeza já terá um rumo melhor para a progressão de sua reputação online.

Ferramentas utilizadas no marketing digital médico

Existem diversas opções ou ferramentas que possam angariar mais pacientes e aumentar a sua presença online:

  • WEBSITE: É importante para o marketing digital médico, pois isso garante mais autoridade e é uma oportunidade para converter novos pacientes. Seu site deve funcionar bem e atender os principais quesitos que envolvem SEO, certificações necessárias e otimizações para que se adapte tanto no computador quanto nos smartphones; 
  • E-MAIL: O e-mail é uma das principais ferramentas para se aproximar mais do seu paciente. Com conteúdos planejados para auxiliá-lo, baseados no seu objetivo, você irá ter um espaço mais intimista e direcionado para cada paciente através de uma newsletter ou e-mails personalizados que possam despertar o interesse das pessoas em consumir mais conteúdos de qualidade, fidelizando e compartilhando para mais potenciais pacientes;
  • CONTEÚDO: Uma das táticas mais eficazes para atrair pacientes. Um bom marketing de conteúdo é alinhado a um bom planejamento feito anteriormente, priorizando o seu público-alvo e consequentemente definindo os materiais que irão ser postados nas mídias sociais, blogs e Google Meu Negócio.
Como atingir excelentes resultados de marketing digital de forma ética?

Mas onde posso postar meus conteúdos?

Algumas das ferramentas mais importantes para o seu crescimento digital são as redes sociais, sem elas o seu negócio não vai ter reputação ou, ao menos, sequer conhecimento de que você existe por parte do público. 

Hoje, as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas em seus smartphones, curtindo fotos no Instagram, assistindo vídeos no Facebook ou no YouTube e compartilhando para mais usuários que estão a todo vapor, engajando e criando mais conteúdo sobre diversos temas abordados diariamente. Estes assuntos podem ser utilizados ao seu favor para fins informativos, seja para criar mais fidelidade e autoridade, mas também para criar uma maior reputação nos insights e números que alavancam nossos perfis nas redes sociais. 

Um exemplo claríssimo disso é no formato de post no Instagram, TikTok e Facebook. Hoje, com o investimento em produções de vídeos curtos e interativos, você pode explicar um tema de forma clara e objetiva aos seus seguidores, usando, por exemplo:

  • Perguntas abertas e enquetes; 
  • Apresentação do negócio ou de um determinado serviço prestado, aplicando música, gifs, localização; 
  • Explicação sobre uma determinada doença ou uma tendência que correlacione a sua realidade.

Tudo isso deve ser feito de forma didática para alcançar e engajar mais usuários e, consequentemente, convertê-los em pacientes e fidelizá-los.

Você também pode trabalhar com outras ferramentas que estas plataformas oferecem, como posts estáticos no feed e stories.

O que não devo fazer no marketing digital médico?

É importante salientar que, se você segue o código ético através do CFM, então deve estar ciente que não pode:

  • Fazer propaganda enganosa ou de métodos não comprovados cientificamente;
  • Divulgar uma especialidade que você não tem;
  • Exibir fotos ou depoimentos dos pacientes;
  • Divulgar estrutura para atribuir maior capacidade sem que esteja preparado para o uso destes equipamentos;
  • Propagar informações que possam causar pânico ou medo à sociedade;

Por isso, é importante que você esteja a par dessas e outras diretrizes para que isso não prejudique o seu serviço médico e atrapalhe a sua reputação digital.

Onde encontrar uma agência de marketing digital médico?

A WTA3 atua no mercado de Marketing Digital Médico há mais de 16 anos e leva à sério as regulamentações do CFM e do CEM com relação à publicidade médica no digital.

A agência que já realizou diversos projetos para as redes sociais de médicos, clínicas e hospitais, também cumpre as exigências da LGPD e seguindo a resolução CFM 1.974/2011 do código de ética em publicidade médica, regido pelo Conselho Federal de Medicina.

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Vamos trabalhar juntos? 

Se você está buscando transformar sua presença digital e alcançar resultados sem precedentes, a WTA3 é sua parceira ideal. Vamos juntos colocar sua prática oftalmológica na vanguarda do mundo digital, atraindo mais pacientes e consolidando sua reputação como líder em cuidados com a visão. Entre em contato conosco hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção ao sucesso digital.

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Dúvidas Frequentes sobre Marketing Médico Digital

A WTA3 se especializa em estratégias de marketing digital focadas no setor médico. Com táticas para aumentar a visibilidade nos motores de busca, gestão de redes sociais para criar engajamento e anúncios segmentados, a agência garante que sua clínica seja encontrada pelas pessoas certas. Além disso, desenvolvemos campanhas personalizadas que destacam os diferenciais dos seus serviços, atraindo pacientes de forma consistente.

O marketing médico digital permite que você se conecte diretamente com seu público-alvo de maneira eficiente e econômica. Entre os principais benefícios estão o aumento da visibilidade online, o fortalecimento da reputação da clínica e a conquista de novos pacientes.

A WTA3 utiliza dados e análises precisas para monitorar cada etapa das campanhas. A eficácia é garantida por meio de um estudo detalhado do público-alvo e do mercado, resultando em estratégias que geram engajamento e conversão. Além disso, a equipe revisa constantemente as métricas de performance, adaptando as campanhas conforme necessário para atingir os objetivos definidos.

Os planos da WTA3 são totalmente personalizados, levando em consideração as necessidades e metas de cada clínica. Eles podem incluir SEO, criação de conteúdo relevante, campanhas de anúncios pagos, gestão de redes sociais, otimização de site, e-mail marketing, e outras táticas focadas em aumentar a visibilidade e atrair pacientes.

A WTA3 utiliza ferramentas avançadas de análise para acompanhar de perto o desempenho de cada campanha. Diagnósticos regulares são enviados aos clientes, detalhando o alcance, engajamento e conversão das estratégias. Com base nesses dados, ajustes são feitos para garantir que as metas sejam atingidas e superadas, sempre com foco em otimizar o retorno sobre o investimento.

Os resultados podem variar conforme a estratégia aplicada, mas geralmente é possível observar melhorias na visibilidade e no tráfego online em menos de 1 ano. Para campanhas de anúncios pagos, os resultados tendem a ser mais rápidos, enquanto estratégias orgânicas, como SEO, podem levar mais tempo para mostrar um crescimento sustentável e consistente.